sábado, 7 de novembro de 2009

O VASCÃO VOLTOU!

Parabéns ao CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA e sua maravilhosa torcida pela volta a primeira divisão do futebol brasileiro, o lugar de onde nunca deveria ter saído!!!

Um clube que não tem como escrever aqui sobre seu tamanho, seu peso, sua importância e sua fantástica história, manchada por um IMBECIL chamado Eurico Miranda(ex-presidente do clube), que é bem verdade que a torcida, em muitas vezes ignorou suas falcatruas para ter vantangens, se vangloriando e dizendo "que todo o clube gostaria de ter um Eurico". Bom, deu no que deu e o VASCO se FUDEU!!!

Mas hoje venho aqui pra falar do primeiro clube a aceitar negros no Brasil, quebrando barreiras da discriminação, isso é o VASCO DA GAMA!!! Que me desculpem BARUERI, SANTO ANDRÉ, HAVAÍ e A PUTA QUE OS PARIL, mas a grandeza de um clube não está em estrutura, que por sinal a do VASCO é maravilhosa, não está no quanto de dinheiro esse clube tem e em nada destas MERDAS materiais, perecíveis e efêmeras. Está na sua história, no coração de cada apaixonado em uma imensa torcida. Está em tudo aquilo que não se pode comprar com dinheiro algum. E que rarícimos, e repito, raríssimos clubes tem ou chegarão algum dia ter

São Jánuário, um dos mais belos estádios do mundo(o maior até a década de 30) e sede do Clube de Regatas VASCO DA GAMA, que já recebeu os maiores eventos do futebol, incluindo Copa do Mundo, foi tombado pelo Patrimônio Hitórico e Artístico Nacional, pois é sem dúvida, "historicamente", o mais importante estádio brasileiro, onde carrega, em sua inestimável tragetória, além dos principais confrontos nacionais e internacionais(de clubes e seleções), grandes eventos e acontecimentos do país, como o Desfile das Escolas de Samba do Rio(antes da Praça da Apoteose); Os corais do maestro Heitor Villa-Lobos, que chegou a reunir, em 1940, quarenta mil estudantes de todo país; Foi lá, também, o Primeiro Congresso Nacional de Educação(onde reuniu entre outras celebridades o Ministro Gustavo Capanema e o Presidente Getúlio Vargas) que definiu os rumos da nossa educação e cultura; E, talvez, um dos maiores acontecimentos da hitória do Brasil, o anúncio da CLT(a Consolidação das Leis do Trabalho)pelo, então presidente, Getúlio Vargas.

O VASCO, no futebol, é Quatro vezes campeão brasileiro, duas vezes campeão da Libertadores da América e campeão da Mercosul, sem falar no PORRILHÃO de títulos do Campeonato Carioca e outros campeonatos de menor expressão, mas ao contrário da maioria dos clubes brasileiros, ele não é um clube apenas de futebol, as conquistas do "Clube da Cruz-de-Malta" se estendem por todas(ou quase todas) as modalidades esportivas, formando e revelando atletas, Fazendo disto um fabuloso projeto social, onde contam com assistência médica, escola e refeições.(hoje se encontram na instituição Clube Regatas VASCO DA GAMA mais de dez mil crianças bolsistas teinando, com pespectiva de aumento para o próximo ano).

Como já disse, é impossível dizer aqui tudo o que significa um clube como este, são muitas ramificações, milhões de torcedores e suas relações com o VASCO, cada um com milhares de histórias envolvendo sempre amor e conquistas. E por tudo isso, que não se pode calcular de nenhuma maneira, é que só me resta, humildemente, terminar como comecei:

Parabéns CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA e sua maravilhosa torcida pela volta a primeira divisão do futebol brasileiro, lugar de onde nunca deveria ter saído!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se vai escrever, não beba. Se for beber, lembre-se de escrever aqui depois.