terça-feira, 3 de novembro de 2009

LYOTO X SHOGUN

Gaaaaaaaarfo!!! Tremendo gaaaaaaaarfo!!! Um absurdo o que aconteceu na madrugada do dia 24 para 25 de outubro no UFC! Na disputa pelo cinturão dos meio-pesados entre Lyoto Machida e Maurício Shogun, onde a decisão ficou para os juizes e estes fizeram uma das maiores "marmeladas" do evento, dando a vitória para um "destroçado" Lyoto.

Venho aqui pra tentar analizar e dar a minha opnião e a de todos que viram esta luta, com o mínimo de senso crítico. Falo assim porque a imprensa de lutas ainda é extremamente amadora e por conseqüencia, tendenciosa, já que a grande maioria são compostas por ex-atletas e empresários do ramo que acabam tendo "rabo-preso" com determinados atletas, por motivos de amizade ou até outros interesses.

Mas voltando a falar da luta, quem acompanhou viu um Shogun andando sempre pra frente, ao contrário de seu adversário que fugia o tempo todo. Recebendo chutes na altura das pernas e do abdomem pelo seu oponente, com uma potência jamais vista nesta categoria do UFC, Lyoto terminava os "rounds" mancando, quase sem poder andar e com a fisionomia extremamente exausta, enquanto seu corner só fazia aplicar-lhe bolsas de gelo. Por sua vez, Shogun, mesmo sofrendo alguns contra-golpes, onde soube assimilar muito bem, voltava "inteirinho", sem um arranhão e parecendo estar sempre com o "gás" do começo da luta.

No últmo round os dois lutadores entraram numa "trocação" franca, onde, ao acabar, percebemos que Lyoto levou a pior, pois mau ficava em pé, seu rosto estava todo "arrebentado" e ainda apresentava um hematoma enorme na altura das costelas. Mas como não hove nocaute, a decisão que parecia óbvia, acabou ficando para os juizes, aguardada por um Machida muito debilitado e com o semblante desanimado, parecendo já comformado com a derrota, enquanto o corner de Mauricio Shogum comemorava sua provável vitória junto a um lutador intacto que mostrava toda sua satisfação.


Então aconteceu o inesperado, debaixo de uma "avalanche" de vaias o árbitro ergueu a mão de um constrangidíssimo Lyoto Machida, dando-lhe a vitória. Foi quando começou uma "comédia pastelão", uma série de fatos absurdos: Dana White, um dos donos do evento, foi se desculpar com Shogum, dizendo que não concordava com a decisão, enquanto o lutador se encontrava desolado; O mestre de cerimônias do evento entrevistava Lyoto debaixo de vaias e dizendo a ele que também não concordava com a decisão, enquanto seu irmão(da "tão honrada família Machida") que fazia parte de seu corner, levantava sua mão, obrigando-o a comemorar; Por fim o comentarista do COMBATE(canal responsável por transmitir o evento aqui no Brasil) Carlão Barreto, que é um dos empresários de Lyoto Machida, torceu o tempo todo pelo "seu favorito" e terminou dizendo que o resultado foi justo, chamando a todos que não concordavam, de leigos.

Essa foi uma noite lamentável para o UFC e para todos que gostam de MMA, um resultado ridículo, com personagens patéticos, acabou estragando uma das maiores e melhores lutas da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se vai escrever, não beba. Se for beber, lembre-se de escrever aqui depois.